| Descritores
do 9º ano: |
|
| D1 - Identificar a localização
e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas. |
| D2 - Identificar propriedades
comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais,
relacionando-as com suas planificações. |
| D3 - Identificar propriedades
comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos
tipos de ângulos. |
| D4 - Identificar quadriláteros
observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
perpendiculares). |
| D5 - Reconhecer a conservação
ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou
redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
| D6 - Estimar a medida de
grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não. |
| D7 - Resolver problemas
significativos utilizando unidades de medida padronizadas como
km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml. |
| D8 - Estabelecer relações entre
unidades de medida de tempo. |
| D9 - Estabelecer relações entre
o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou
acontecimento. |
| D10 - Num problema, estabelecer
trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de
seus valores. |
| D11 - Reconhecer círculo e
circunferência, seus elementos e algumas de suas relações |
| D12 - Resolver problema
envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas |
| D13 - Resolver problema
envolvendo o cálculo de área de figuras planas |
| D14 - Resolver problema
envolvendo noções de volume |
| D15 - Resolver problema
envolvendo relações entre diferentes unidades de medida |
| D16 - Identificar a localização
de números inteiros na reta numérica |
| D17 - Identificar a localização
de números racionais na reta numérica |
| D18 - Efetuar cálculos com
números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação) |
| D19 - Resolver problema com
números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação) |
| D20 - Resolver problema com
números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação) |
| D21 - Reconhecer as diferentes
representações de um número raciona |
| D22 - Identificar fração como
representação que pode estar associada a diferentes significados |
| D23 - Identificar frações
equivalentes |
| D24 - Reconhecer as
representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de
numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como
décimos, centésimos e milésimos |
| D25 - Efetuar cálculos que
envolvam operações com números racionais (Adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação) |
| D26 - Resolver problema com
números racionais que envolvam as operações (Adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação) |
| D27 - Efetuar cálculos simples
com valores aproximados de radicais |
| D28 - Resolver problema que
envolva porcentagem |
| D29 - Resolver problema que
envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre
grandezas |
| D30 - Calcular o valor numérico
de uma expressão algébrica |
| D31 - Resolver problema que
envolva equação de segundo grau |
| D32 - Identificar a expressão
algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou
figuras (padrões) |
| D33 - Identificar uma equação
ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema |
| D34 - Identificar um sistema de
equações do primeiro grau que expressa um problema |
| D35 - Identificar a relação
entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de
primeiro grau |
| D36 - Resolver problema
envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos |
|
|